Com o cantautor e produtor musical Raul Misturada e a participação especial do cientista PhD e Co-host Podcast Naruhodo Altay de Souza

O episódio #44 – Parte 2 do @almasculina com o cantautor e produtor musical, Raul Misturada (@raulmisturada), que fala sobre referências de masculinidades, machismo, espiritualidade, ambiente da música… Sempre relacionados à sua visão sobre as masculinidades.

E para que o almasculina continue no ar, precisamos da sua colaboração! Iniciamos uma campanha de financiamento coletivo que traz benefícios exclusivos para nossos apoiadores! Acesse www.catarse.me/almasculina e saiba mais! Participe! E desde já agradecemos a todos os nossos apoiadores, em especial: Alexandre Valverde, Ana Maria de Lima Rodrigues, Ângela Mucida, Carla Crespo, Danilo Azevedo, Juliana Dias, Patrícia Mourão e Tânia Simão Bacha Silva.

– Ouça aqui o episódio na íntegra:

– Assista à gravação na íntegra no nosso canal no Youtube!

ASPAS

– Livro No Meio da Vida: uma Perspectiva Junguiana, de Murray Stein:

“O meio da vida é um período em que as pessoas muitas vezes dão guinadas existenciais que mudam tudo, e revolucionam um mundo que parecia seguro, tanto social, quanto psicologicamente. (…)

No limiar da meia-idade existe ainda um exagerado grau de vulnerabilidade a questões emocionais vindas de dentro ou de fora, a mudanças de humor repentinas, a fortes imagens e pensamentos e a repentinos ganhos e perdas de confiança. O terreno emocional interno fica movediço porque a base não está firme, podemos ficar altamente influenciáveis, sendo jogados de um lado para o outro com facilidade. Um acontecimento repentino pode ter repercussões inesperadas, criando uma conotação mais profunda do que o habitual, como se ficasse impressa em nossa memória. Por estar bem mais suscetível numa situação de limiar psicológico do que em outras situações, uma pessoa pode levar com ela o efeito de tais ‘impressões’ para o resto da vida. (…)

Quando a alma acorda na meia-idade, ela nos oferece um presente em troca do que nos roubou e nós vamos ser permanentemente marcados por ele. Se for aceito, esse presente se tornará um marco em nossa vida, o âmago de nossa unicidade. Se for recusado, se transformará num pesadelo que vai minar todos os nossos esforços futuros. (…)

Horrorizada com a possibilidade de encarar o futuro sem uma identidade ligada a uma persona conhecida, esse homem ou mulher inventa a ilusão de que nada ficou diferente. E vai continuar se agarrando a um padrão antigo mesmo depois que sua utilidade foi esgotada e extinta (…) O que será de tudo isso? O que será de mim? Essas são as questões angustiantes que assolam a alma quando ela se liberta de seus apegos e identificações”.

almasculina é feito por:

Idealização, roteiro, edição e apresentação: Paulo Azevedo (@pauloazevedooficial).

Trilha sonora original e mixagem: Conrado Goys (@conza01).

Identidade visual e arte: Glaura Santos (@glaurasantos).

Fotos: Vitor Vieira (@vitorvieirafotografia).

Realização: Comcultura (www.comcultura.com.br).

Siga e compartilhe o almasculina” e fale conosco:

Ouça e assine o almasculina” aqui:

Anchor fm Spotify Deezer Google Podcasts Apple Podcasts You Tube
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *