Com o chef e empreendedor social David Hertz (@davidhertz) e a participação especial do psicanalista, escritor e professor Christian Dunker

O episódio #66 – Parte 2 do @almasculina traz o chef e empreendedor social e co-fundador da @gastromotiva e @social_gastronomy David Hertz (@davidhertz) numa conversa sobre sua jornada de autoconhecimento, os impactos da pandemia, autocuidado, sonhos, além do nosso quadro aspas e deliciosas dicas do escuta aqui!, além do nosso quadro Aspas e as dicas imperdíveis do Escuta Aqui!

O psicanalista, escritor e professor Christian Dunker (@chrisdunker) “Lugares Comuns”, quadro que dá voz a especialistas, gente que pesquisa e entende muito do assunto, explicando termos, conceitos e ampliando a nossa visão sobre tópicos mais específicos.

E para que o almasculina continue no ar, precisamos da sua colaboração! Iniciamos uma campanha de financiamento coletivo que traz benefícios exclusivos para nossos apoiadores!

Acesse orelo.cc/almasculina e saiba mais! Participe!

E desde já agradecemos a todos os nossos apoiadores, em especial: Alexandre Valverde, Ana Maria de Lima Rodrigues, Danilo Azevedo, Felipe Rocha e Juliana Dias.

– Ouça aqui o episódio na íntegra:

– Assista à gravação na íntegra no nosso canal no Youtube!

ASPAS:

Livro “O cavaleiro preso na armadura – Uma Fábula para Quem Busca o Caminho da Verdade”, de Robert Fisher (Editora Record):

“O cavaleiro era conhecido por sua armadura, que refletia raios de luz tão claros que, quando ele partia para a batalha, os aldeões podiam jurar que tinham visto o sol nascer no Norte ou se pôr no Leste. E ele estava sempre cavalgando para batalhar. (…)

Quando estava em casa e não totalmente envolvido com a armadura, o cavaleiro costumava proferir monólogos sobre seus atos de heroísmo. Raramente sua esposa Juliet e seu filho Christopher conseguiam lhe dirigir a palavra. Quando o faziam, ele os interrompia, fechando a viseira ou indo abruptamente para a cama.

O cavaleiro estava confuso. Finalmente, ele chegou a uma conclusão. Não valia a pena continuar usando a armadura e perder Juliet e Christopher. (…)

– Você conhece alguém que pode me tirar desta armadura? Quem é essa pessoa?

– O Mago Merlin você precisa encontrar. Então, descobrirá como se libertar. (…)

Merlin sorriu em resposta:

– Uma pessoa não pode fugir e aprender ao mesmo tempo. Ela precisa permanecer por algum tempo no mesmo lugar.

– Ficarei por aqui somente o tempo necessário para aprender a me livrar desta armadura – disse o cavaleiro. (…)

Enquanto caminhavam em direção à trilha, o mago pegou uma magnífica chave dourada que estava em seu pescoço e entregou-a ao cavaleiro.

– Esta chave abrirá as portas dos três castelos que bloquearão seu caminho. (…) O primeiro castelo chama-se Silêncio; o segundo, Conhecimento; e o terceiro, Vontade e Ousadia. Após entrar neles, você encontrará a saída somente depois de ter aprendido o que está lá para você aprender”.

ESCUTA AQUI:

David Hertz (@davidhertz) indicou:

– Livro “Como Viver: ou Uma Biografia de Montaigne em uma Pergunta e Vinte Tentativas de Resposta”, de Sarah Bakewell:

Como ter um bom relacionamento com as pessoas, como lidar com a violência, como se adaptar à perda de um ente querido — essas questões fazem parte da vida da maioria das pessoas. E todas elas derivam de outra ainda maior: Como viver? A pergunta, que dá título ao livro de Sarah Bakewell, é o ponto de partida da escritora e pesquisadora de livros raros para a biografia pouco convencional de um dos mais importantes pensadores do Renascimento: Michel Eyquem de Montaigne (1533-92).
O mesmo questionamento foi fonte de obsessão para pensadores do século XVI, principalmente para Montaigne, apontado como o primeiro indivíduo verdadeiramente moderno. Homem da nobreza, alto funcionário público e dono de um vinhedo, ele traduziu em palavras seu pensamento e sua experiência, e o resultado foi um marco de ruptura com o passado medieval e a instauração de um pensamento reflexivo, que marcou o protótipo do homem renascentista. “Como viver” relata a história de sua vida por meio das perguntas que ele mesmo se fez e das tentativas para responder as questões formuladas. O livro é ainda uma fonte de pequenos conselhos: ler muito, mas manter a mente aberta; ser sociável, mas reservar a si um “quartinho” próprio; observar o mundo a partir de ângulos diferentes, evitando assim rigidez nas crenças. Book Critics Circle Award por melhor biografia. Duff Cooper Prize, da Inglaterra. Eleito um dos dez melhores livros de 2010 pela Library Journal’s;

– Filmes da “Trilogia do Antes”, dirigida por Richrd Linklater, estrelados por Julie Delpy e Ethan Hawke e disponíveis na HBO Max:

“Antes do Amanhecer” (1995):

Jesse, um jovem americano, e Celine, uma linda francesa, se conhecem no trem para Paris, e começam uma conversa que os leva a fazer uma escala em Viena e ficar um pouco mais juntos, sem imaginar o que o destino os reserva;

“Antes do pôr-do-sol” (2004):

Nove anos depois de Viena, Jesse e Celine se reencontram em Paris. Prestes a partir para Nova York, Jesse passa sua última tarde na cidade com Celine. Logo descobrem que sua ligação não é menos intensa do que era quase uma década antes.

“Antes da Meia-Noite” (2013):

Jesse e Celine vivem em Paris com as filhas gêmeas nove anos depois de seu primeiro encontro. Ele tem um filho de seu primeiro casamento, que vive com a mãe em Chicago, e o convida para ir com eles para a Grécia, onde a família tenta aparar arestas.

– Série “A Sete Palmos” (2001), de Alan Ball:

O tema da morte, tratado com ironia humor, através da perspectiva da família Fisher e sua funerária em Los Angeles. Disponível na HBO Max;

– Série “Irmãos e Irmãs” (2006), de Jon Robin Baitz e Ken Olin:

Brothers & Sisters é sobre uma trama familiar que se complica quando o patriarca da família morre e os segredos começam a vir à tona. William e Nora Walker são pais dedicados que representam, para seus filhos, o modelo de união perfeita. Seus cinco filhos buscam o equilíbrio em suas vidas e encontram nos pais o porto seguro. Tommy é o filho leal e provável herdeiro dos negócios da família. Sarah é a executiva que luta para balancear a carreira profissional com a maternidade. Kevin, o advogado gay, está aprendendo sobre o amor, enquanto Justin, o mais novo da família, é atormentado por vícios e traumas de guerra. E Kitty, a queridinha do papai, tem dificuldades no relacionamento com sua mãe. Disponível Disney+ e Star+;

– Série “This is US”, de Dan Fogelman:

A premiada série dramática americana, chegará ao fim na sexta e última temporada Como esperávamos, na temporada de despedida de This is Us todo o clã da família Pearson estará presente: Jack (Milo Ventimiglia), Rebecca (Mandy Moore), Kevin (Justin Hartley), Kate (Chrissy Metz) e Randall (Sterling K . Marrom). Além da comemoração dos 41 anos dos “Três Grandes”, o enredo final focará no Alzheimer, nas memórias e nos flashbacks do passado de Rebecca; a separação e a passagem para a nova vida de Kate, os desafios do novo caminho escolhido por Kevin e as circunstâncias do passado que Randall deve suportar. Disponível Star+ e no Prime Video;

Paulo Azevedo (@pauloazevedooficial) indicou:

– Filme Chef (2014), de escrito e dirigido por Jon Favreau:

Conta a história de um renomado chef de cozinha que, depois de alguns problemas, se vê no comando de um food truck. Carl Casper arruma briga com um famoso crítico gastronômico e acaba demitido de seu restaurante e, para piorar, ele não consegue vaga em mais nenhum outro lugar. Então, reinicia sua vida em um trailer de comida, uma ótima oportunidade de fazer os pratos que sempre quis. O filme nos faz pensar sobre nossas vidas, família, trabalho e sobre a busca da felicidade naquilo que fazemos. Disponível na Amazon Prime Video, Globo Play e Appletv;

– Filme “Lunchbox” (2014), de Ritesh Batra:

o Mumbai Dabbawallahs é um serviço de entrega de comida famoso em Mumbai, na Índia. Um dia, um erro na entrega faz com que uma pacata dona de casa conheça um homem que está na fase final de sua vida. Juntos eles criam um mundo de fantasia, a partir de mensagens trocadas através das embalagens usadas pelas viandas de entrega. É um ótimo filme, divergindo do cinema indiano popular, resultando em uma produção leve, bonita e surpreendente. Disponível na Apple TV;

– Documentário “Mesa Para Todos” (2019), de Kiko Ribeiro (@kikoribeiro):

Ser um chefe de cozinha mundialmente renomado para uns pode ser um reconhecimento pessoal, para outros um chamado para transformar o mundo a partir dos alimentos. ”Mesa Para Todos” conta histórias que se cruzaram por acreditar que era possível transformar realidades unindo educação e gastronomia. E é na cidade do Rio de Janeiro, durante as Olimpíadas, que vemos tomando forma um espaço para contribuir na luta contra o desperdício de alimentos, má nutrição e exclusão social, mostrando que a dignidade humana começa na alimentação. Disponível no Globoplay;

– Filme “The Normal Heart” (2014), de Ryan Murphy:

1981. Uma doença misteriosa se alastra pelos estados unidos, com alto grau de mortalidade: cerca de 50% dos infectados acabam falecendo. Como a imensa maioria é homossexual, ela logo é apelidada de “câncer gay” e, por preconceito, não recebe a devida atenção do governo norte-americano. Decidido a fazer com que as pessoas tomem conhecido sobre a epidemia causada pela aids, o escritor Ned Weeks decide ir aos diversos veículos de comunicação para falar sobre o tema. Entretanto, a raiva contida em suas declarações assustam até mesmo seus colegas na organização não-governamental que presta auxílio aos infectados. Ao seu lado, Ned conta apenas com o apoio da médica emma brokner (julia roberts), que também está alarmada com a gravidade da situação. Disponível no HBO Max.

almasculina é feito por:

Idealização, roteiro, edição e apresentação: Paulo Azevedo (@pauloazevedooficial).

Trilha sonora original e mixagem: Conrado Goys (@conza01).

Fotos e arte: Vitor Vieira (@vitorvieirafotografia).

Colaboração: Glaura Santos (@glaurasantos) e Soraia Azevedo (@alvesdeazevedosoraia).

Realização: Comcultura (www.comcultura.com.br).

Siga e compartilhe o almasculina” e fale conosco:

Ouça e assine o almasculina” aqui:

Anchor fm Spotify Deezer Google Podcasts Apple Podcasts You Tube
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *