Com o músico e ator André Abujamra e a participação especial do psicanalista, escritor e professor Christian Dunker

O episódio #67 – Parte 1 do @almasculina traz o músico e ator André Abujamra (@andre_abujamra) para celebrar mais um ano de vida do nosso convidado, trazemos um papo delicioso sobre as influências do pai, o mestre Antônio Abujamra, e outras vozes poderosas; aprendizados da paternidade, lições trazidas com os erros, casamentos, passado e presente da política brasileira, preconceito e incompatibilidades, espiritualidade e autocuidado, sexualidade… E muito mais!

O psicanalista, escritor e professor Christian Dunker (@chrisdunker) “Lugares Comuns”, quadro que dá voz a especialistas, gente que pesquisa e entende muito do assunto, explicando termos, conceitos e ampliando a nossa visão sobre tópicos mais específicos.

E para que o almasculina continue no ar, precisamos da sua colaboração! Iniciamos uma campanha de financiamento coletivo que traz benefícios exclusivos para nossos apoiadores!

Acesse orelo.cc/almasculina e saiba mais! Participe!

E desde já agradecemos a todos os nossos apoiadores, em especial: Alexandre Valverde, Ana Maria Rodrigues, Danilo Azevedo, Felipe Rocha e Juliana Dias.

– Ouça aqui o episódio na íntegra:

– Assista à gravação na íntegra no nosso canal no Youtube!

LUGARES COMUNS com o psicanalista, escritor e professor Christian Dunker (@chrisdunker) sobre “Características das Masculinidades”:

PAULO AZEVEDO: “Eu queria saber o que faz os homens ou melhor o que caracteriza as masculinidades? ”

CHRISTIAN DUNKER: “Olha, bem defendida essa ideia assim, como alguma convicção de que masculinidades, assim como feminilidads são semblantes. Masculino é o que a chama de masculino em diferentes contextos, isso pode varia brutalmente, né? Por outro lado, há algo que eu diria assim, mais ou menos regular, não na forma como se apresentam, como eles sustentam uma ficção, como diz a Judith Butler, que é essa repetição do que é o homem originário, pleno, que eu estou fazendo na minha fantasia. Mas eu acho que a gente pode olhar para essa experiência desse ponto de vista tão mitigado, será que o prazer do homem é igual ao da mulher? Será que os usos do corpo, a experiência do corpo é exatamente a mesma? Pensando nisso, pensando em covariar com semblantes mulheres e homens não binários, a ação do homem tem que ver com ele se reconhecer como elemento de uma totalidade, mais um no grupo dos homens quem está acima, quem está abaixo, quem goza mais, quem goza menos, quem te faz ter um tipo desse pertencimento, isso começa com o pertencimento ao corpo. Em oposição ao que nós chamamos de mulher ou experiência feminina no corpo, que estaria marcada não só por isso, por essa possibilidade, mas que também tem essa possibilidade, mas a ideia de que esse corpo também é diferente de todos os outros, ele é único, ele é só este, isso interfere na maneira como nós seres falantes, temos prazer, temos satisfação. Levando em conta que isso não é um fato biológico só porque nós estamos falando do corpo, né? Vou levar em conta, o que eu já disse antes que os nossos corpos eles são fora de nós também, eles são vasos comunicantes com o corpo do outro. Então, quando eu estou dizendo assim experiência singular de que este é um e não tem comensurabilidade com os outros, estou falando nessa circulação que a gente pode imaginar entre corpos, mas também entre fantasias e modalidades de satisfação. Eu não sei se isso é essencialista, mas para atender pessoas mulheres que às vezes tem, um corpo de homem e o inverso, muda um pouco.”

PAULO AZEVEDO: “Isso prova que não tem uma resposta única, né? ”

CHRISTIAN DUNKER: “É exatamente, uma resposta par ao contexto, vamos dizer assim de alguém que tem de alguma forma lidar com a boa pergunta dos nossos pacientes do que é ser homem, o que é ser mulher e isso é o mais interessante da história.”

PAULO AZEVEDO: “É porque isso vai se atualizando a cada época a cada contexto. ”

almasculina é feito por:

Idealização, roteiro, edição e apresentação: Paulo Azevedo (@pauloazevedooficial).

Trilha sonora original e mixagem: Conrado Goys (@conza01).

Fotos e arte: Vitor Vieira (@vitorvieirafotografia).

Colaboração: Glaura Santos (@glaurasantos) e Soraia Azevedo (@alvesdeazevedosoraia).

Realização: Comcultura (www.comcultura.com.br).

Siga e compartilhe o almasculina” e fale conosco:

Ouça e assine o almasculina” aqui:

Anchor fm Spotify Deezer Google Podcasts Apple Podcasts You Tube
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *